Um banho é capaz de relaxar, acalmar e atenuar o estresse gerado no dia a dia, e o chuveiro faz a diferença. No mercado, existem vários modelos econômicos e que representam um excelente custo-benefício. No inverno, por exemplo, o elétrico é uma boa pedida e há vários que têm preço acessível e qualidade. Mas, a instalação pode ser um problema para muitas pessoas. É para você? Fique por dentro de algumas dicas!
O que acompanha um chuveiro elétrico: O chuveiro elétrico é acompanhado por mangueira, chuveirinho, suporte para a mangueira, alguns modelos têm cano e redutor de pressão. É imprescindível que a voltagem do modelo escolhido seja a mesma do local de instalação. Portanto, antes de comprar o chuveiro verifique a voltagem. Além disso, é fundamental ler o manual de instrução com cautela e conferir se estão presentes todos os itens de acompanhamento.
Ferramentas utilizadas: Será necessário usar chave Phillips, escada, chave de fenda, chave teste, fita veda rosca, fita isolante ou conector elétrico, alicate de bico e furadeira para a fixação do chuveirinho. Antes de começar a instalação, feche o registro de alimentação do banheiro, abra o registro do chuveiro para retirar o resto de água da tubulação e depois feche, desligue a chave geral de energia elétrica ou disjuntores. Usando a chave teste, verifique se o circuito elétrico foi realmente desligado Além disso, não se esqueça de conferir se o disjuntor e a bitola do fio de alimentação elétrica estão de acordo com a potência da ducha segundo o manual do fabricante e se o fio terra do aparelho está conectado ao sistema de aterramento.
Como instalar: Inicialmente, passe a fita veda rosca na rosca de entrada da água do chuveiro. Depois, se for necessário, instale o redutor de pressão, que garante a pressurização adequada para o chuveiro, quando ela estiver alta no local. Para encaixar o chuveiro, posicione a rosca de entrada de água da ducha no ponto de saída da água da parede. Em seguida, rosqueie no sentindo horário, deixando a saída de água da ducha voltada para baixo. Conecte com atenção os fios da ducha aos fios da rede elétrica. Isole-os, usando fita isolante ou conector elétrico, que evita a perda de energia e o consumo desnecessário. As cores dos fios são: azul claro para o neutro; verde ou verde com amarelo para o terra; vermelho, preto ou marrom para a(s) fase(s). Depois, é só encaixar a mangueirinha, chuveirinho e o seu suporte. Para finalizar a instalação deixe fluir água pelo chuveiro algum tempo, antes de ligar o disjuntor, para evitar que a resistência queime. Depois, basta ligar a energia elétrica e ajustar o chuveiro na temperatura desejada. O conector elétrico, que é fundamental na economia de energia, é um item barato e tem a função de fazer a ligação elétrica entre os condutores, a fim de eliminar e diminuir as fugas da corrente que podem ser provocadas por emendas ou outras conexões.
A G20, por exemplo, comercializa vários itens de material de construção com muita qualidade e segurança, como o conector elétrico.