O conhecimento sobre os materiais semicondutores permitiu grandes avanços tecnológicos nas últimas décadas, transformando a forma como as pessoas se comunicam, buscam notícias, realizam compras ou iluminam suas casas. O LED têm se revelado uma solução versátil e possui atributos que conferem merecimento a sua posição de destaque no mercado de artigos de iluminação.
A descoberta do diodo emissor de luz (do inglês, light emitter diode – LED) é atribuída a Nick Holonyak, no ano de 1962. O componente eletrônico é formado pela junção de dois materiais semicondutores manipulados quimicamente como em um diodo comum, porém, perante a passagem de corrente na junção PN, o material é capaz de emitir luz.
Um LED possui dois polos e um único sentido no qual permite a passagem de corrente elétrica (do ânodo para o catodo). Os primeiros LEDs reproduziam a luz vermelha apenas, mas em seguida aplicações para a luz amarela e verde surgiram, ficando a tecnologia limitada a essas cores por algumas décadas. O LED era então utilizado na sinalização de eletrônicos e em displays simples, como por exemplo, o clássico rádio relógio com números luminosos.
Nos anos 80 as descobertas no campo dos semicondutores permitiram a fabricação de LEDs menores e em formatos variados. Mais tarde, em 1993, pesquisadores descobrem o LED azul de alto brilho, abrindo as portas para o surgimento das primeiras aplicações em iluminação.
Em 2006 já era possível produzir um diodo emissor de luz quase tão eficiente quanto as melhores lâmpadas de descarga (100 lúmens de fluxo luminoso por watt de eletricidade), limitações eram rapidamente superadas conforme as pesquisas evoluiam. Como quase toda energia que o LED consome é convertida em luz, praticamente não há liberação de calor, o que é uma grande vantagem. A flexibilidade e possibilidade de criar múltiplas cores utilizando componentes de dimensões minúsculas permitiu também o surgimento de televisores e monitores com essa tecnologia.
As lâmpadas LED atuais superam facilmente outras tecnologias de iluminação nos quesitos eficiência, durabilidade e flexibilidade de aplicação, sendo indicadas como uma solução econômica e moderna para iluminação em residências, estabelecimentos comerciais ou até mesmo na iluminação pública.
Na G20 você encontra lâmpadas LED, equipamentos de iluminação, materiais e equipamentos elétricos de qualidade para sua casa, empresa ou construção. Acesse o site e saiba mais: https://www.g20brasil.com.br/.