Após diversas crises no setor hídrico no Brasil, verifica-se cada vez mais a necessidade de se pensar em alternativas que possam reduzir o consumo de energia elétrica. Desde as Conferências da Rio-92, o conceito de Economia Verde é considerado um meio para se alcançar esse objetivo. Ela tem como principal finalidade conquistar melhoria do bem-estar da população mundial e da igualdade social, minimizando o impacto ambiental e a escassez ecológica. Além disso, tem como missão: reduzir a emissão de carbono, obter eficiência no uso de recursos naturais e garantir inclusão social.A realização de conferências e de acordos globais voltados para a redução do impacto do aquecimento global fez com que pessoas ligadas ao setor elétrico colocassem em prática o desenvolvimento de soluções voltadas para eficiência energética. Veja como utilizar a Economia Verde como fonte de economia:
1) Uso de instalações elétricas e de equipamentos sustentáveis: habitações e setores comerciais podem incluir essa opção. Isso é possível a partir do uso de equipamentos mais novos, que têm o selo Procel. Podem ser incluídos, nesse caso, itens como eletrodomésticos e eletrônicos. Outra alternativa aplica-se ao projeto ou reforma de empreendimentos, em que se devem utilizar disjuntores, fios, cabos e relês mais novos. A lâmpada de Led também é necessária, uma vez que garante 90% de economia.
2) Energia Solar: empresas ou residências que forem aplicar essa solução devem estar em um local que tenha considerável incidência solar. Do contrário, não irá proporcionar os efeitos esperados, que são aquecimento de água e obtenção de energia fotovoltaica. Em indústrias, podem ser utilizados: emprego de motores de alto rendimento, além de soft starter para modular a partida destes.
3) Tecnologia de iluminação natural: encontra-se disponível no Brasil o sistema Solatube, o qual canaliza a luz solar por meio de um duto de alumínio, transmitindo iluminação externa para um ambiente interno. O produto é composto também por uma lente que distribui de forma homogênea a luz em um determinado local. Um equipamento como este é capaz de obter até 99,7% de aproveitamento. Além disso, ele evita o acúmulo de poeira, por meio de tratamento eletroestático. Essa tecnologia pode ser aplicada em residências, comércios e indústrias.
Com a Economia Verde e inovações em sustentabilidade, tem-se maior comprometimento com o meio ambiente e com as formas de minimizar os gastos com energia elétrica.