Lâmpadas de LED e sustentabilidade

 

Por ser uma forma de iluminação muito menos agressiva ao meio ambiente, a lâmpada de LED é considerada a tendência para o futuro, em especial pela economia e durabilidade. A maior preocupação atualmente é com o meio ambiente, por isso, trocar as lâmpadas convencionais pelas de LED é uma forma de contribuir com a sustentabilidade, pois são ecologicamente corretas, além de apresentarem outras vantagens, como veremos a seguir.

Economia

As lâmpadas de LED podem representar uma economia de 50% a 90% no consumo ao final do mês, pois essa forma de iluminação não desperdiça a energia em forma de calor. Enquanto as lâmpadas incandescentes transformam apenas 10% da energia consumida em luz e o restante é transformada em calor, as lâmpadas de LED aproveitam até 95%. Assim sendo, lâmpadas de LED são cerca de oito vezes mais econômicas que as lâmpadas incandescentes e cerca de duas vezes mais econômicas que as lâmpadas fluorescentes.

Durabilidade

As lâmpadas de LED também duram mais que as outras lâmpadas. As incandescentes têm vida útil de cerca de mil horas. Já as fluorescentes possuem vida útil de seis a oito mil horas. As lâmpadas de LED duram seis vezes mais que as fluorescentes, podendo chegar a 50 mil horas de vida útil, o que poderia levar mais de 10 anos. Por ter vida útil longa, as lâmpadas de LED também consomem menos recursos naturais em sua fabricação.

Materiais

As lâmpadas de LED não contêm metais pesados, como chumbo e mercúrio, facilitando o descarte, pois esses metais contaminam o solo e necessitam ser descartados em local adequado. Além disso, as lâmpadas são feitas de plástico garantindo maior segurança no manuseio.  As lâmpadas de LED podem ser 100% recicladas, ou seja, todo o material utilizado em sua fabricação pode ser reutilizado ou transformado em matéria-prima novamente.

Sustentabilidade

Por ter vida útil longa, as lâmpadas de LED também consomem menos recursos naturais em sua fabricação. Como a lâmpada de LED dura seis vezes mais que as fluorescentes, são retirados seis vezes menos recursos do meio ambiente para produzir a mesma quantidade de luz ao longo do tempo, como por exemplo, o alumínio usado nas roscas das lâmpadas. Como ela produz a mesma luz com metade da energia, impacta em menos danos ao meio ambiente, pois usa menos energia produzida no sistema.

Radiação

As lâmpadas de LED também não emitem radiação ultravioleta ou infravermelha e, por isso, não causam danos à saúde, já que esses raios são prejudiciais aos olhos e à pele.

A G20 tem uma vasta linha de produtos de eletricidade. Acesse o site www.g20brasil.com.br e conheça as melhores opções em lâmpadas de LED para a sua casa.

Posts recentes

Como funciona o grau de proteção IP

Como instalar um interruptor paralelo (three way)

Tipos de terminais para cabos e aplicação

Não fique de fora! Inscreva-se na newsletter e receba todas as nossas novidades.

Precisa de ajuda?