O comportamento de quem está por trás do balcão é determinante para aumentar significativamente as vendas. O maior diferencial de uma loja para outra é o atendimento estratégico com o intuito de conquistar e fidelizar o cliente. Estas dicas podem ajudar!
Compreenda as necessidades do consumidor:
Ouça o que tem a dizer, qual produto deseja e para qual finalidade. Entender a pretensão do cliente proporciona maior poder de argumentação e, a partir daí, oferecer produtos ou marcas similares capazes de suprir o desejo de compra.
Perceba o perfil do cliente:
Os clientes atuais são bem informados e muito exigentes. É necessário descobrir o que ele quer e favorecer o desejo com o produto correto ou oferecer algo similar ou, até mesmo, complementar ao artigo solicitado. Estimular o desejo é fundamental para que os vendedores exponham os seus produtos, sem levar em conta o preço.
Exponha o produto:
A demonstração de conhecimento sobre o produto passa segurança ao cliente que, por sua vez, se sente mais estimulado a ouvir o que o vendedor tem a dizer. O consumidor, muito além de características, deseja saber das vantagens que o produto trará em seu benefício.
Gentileza é essencial:
Mostre-se disponível para agradar ao cliente, tire as dúvidas e disponibilize o seu tempo para aconselhá-lo a adquirir o melhor produto ou aquele que se adapte às suas necessidades. Seja objetivo e claro.
Produtos adicionais:
Produtos complementares são a melhor forma de conseguir uma venda extra. Não deixe de fazer sugestões válidas para estimular o cliente a levar o produto para complementar o outro. Seja criativo.
Volte sempre!
Ao fechar a venda, é comum o consumidor ouvir a frase “é só isso por hoje?”. Se você quer fidelizar o cliente, deve tratá-lo de modo que se sinta seguro e satisfeito em comprar e voltar a adquirir outro artigo. Dialogar educadamente, demonstrar conhecimento sobre os produtos que a loja dispõe e expor de maneira adequada pode fazer com que o consumidor, além de realizar nova compra, também, recomende o local a outras pessoas.
Para mais informações acesse o site: www.g20brasil.com.br.