Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade, a ABRACOPEL, revelou que dos entrevistados, 86% já sofreram algum tipo de choque elétrico, sendo que 20% foram sofridos em trocas de lâmpadas e tomadas, 22% pelos chuveiros elétricos e 23% foram causados por eletrodomésticos. Isso significa que boa parte das pessoas não desliga a chave na caixa de distribuição ao trabalhar aparelhos elétricos. Abaixo seguem algumas dicas para para sua segurança:
1) Quando for realizar reparos nas instalações elétricas de sua residência, sempre desligue os disjuntores na caixa de distribuição, referentes ao cômodo em que está trabalhando, ou a chave geral.
2) Nunca utilize muitas extensões e “T’s” ou benjamins, e também não ligue muitos aparelhos elétricos na mesma tomada. Tal hábito pode ocasionar sobrecargas elétricas, podendo causar graves acidentes por causa do superaquecimento dos componentes, resultando em incêndios ou curtos-circuitos. Caso seja necessário fazer o uso de vários aparelhos em uma única tomada, utilize um "clamper", que possua os devidos certificados de segurança de utilização.
3) Jamais faça uso de aparelhos elétricos durante o banho ou logo que sair do chuveiro, pois são momentos perigosos para usar barbeadores elétricos, pranchas alisadoras e secadores. A água é um condutor excelente de corrente elétrica, isto é, se o seu corpo estiver molhado, há a grande possibilidade de ele conduzir energia e causar graves acidentes.
4) Estar atento sempre que tiver crianças no ambiente, pois podem se machucar com facilidade em tomadas. Para a prevenção dos incidentes com os pequenos, estão disponíveis no mercado várias tampas plásticas que impedem as crianças e bebês de introduzirem materiais metálicos ou seus próprios dedos nas tomadas.
Cuidados com energia elétrica nas construções ou reformas prediais
a) Fique atento com as distancias entre o prédio e a rede elétrica. Caso esteja muito próxima, chame a concessionária de energia elétrica da sua cidade. Caso a obra já esteja concluída, a concessionária irá afastar o circuito do seu prédio.
b) Na parte mais alta dos postes é onde se localizam as linhas de alta tensão, que contam com 13 mil volts ou até mais. Tome muito cuidado, pois apenas 15 centímetros de proximidade destas redes elétricas já é o suficiente para ocorrer uma descarga elétrica muito forte.
c) Ao manusear arames, vergalhões de ferro, réguas de alumínio, rufos, pingadeiras, telhas galvanizadas e outros materiais metálicos, fique atento para que não toquem nos fios da rede elétrica.
Seguindo esses passos básicos você evitará acidentes com a rede elétrica.