A corrente elétrica (popularmente denominada “amperagem”) indica a quantidade de carga elétrica que percorre um condutor por unidade de tempo e é medida em ampères (símbolo A). O instrumento que mede corrente elétrica é denominado amperímetro, porém, para maior praticidade, o multímetro é um instrumento que mede tanto corrente quanto tensão. Conforme seu modelo, um multímetro pode também medir outras grandezas elétricas e possuir algumas funções adicionais.
Um multímetro pode ser analógico ou digital, sendo que os primeiros atualmente são muito raros. A faixa de corrente que um multímetro se propõe a medir, a resolução e a precisão que o equipamento fornece dependem muito do tipo de aplicação ao qual se destina. Os instrumentos mais comuns (Fig. 1), dotados apenas das pontas de prova, normalmente estão limitados à faixa máxima de 10 A, mas multímetros com alicate amperímetro (Fig. 2), podem ser utilizados para medir correntes mais elevadas, com escala mais alta no limite de 1000 A ou mesmo superior, pois medem a corrente de forma indireta, isto é, a corrente do condutor não passa diretamente pelo instrumento.
Por norma, a medição de corrente elétrica não é tarefa recomendada para pessoas leigas em eletricidade, pois um acidente com eletricidade inclui riscos como choque elétrico, queimaduras e parada cardiorrespiratória. Para realizar a tarefa de forma segura, recomenda-se adotar os seguintes passos:
- Delimite a corrente e selecione a função e escala: Verifique a escala máxima de seleção do multímetro para corrente. A passagem de corrente além deste valor pode ocasionar queima do fusível ou provocar danos permanentes ao instrumento. Selecione inicialmente a escala mais alta de corrente no multímetro em “AC” para corrente alternada, ou “DC” caso corrente contínua.
- Conecte os plugues das pontas de prova: Instale o plugue preto no terminal comum (COM) e o plugue vermelho no terminal de amperímetro (10 A) do instrumento. Caso não estejam identificados de forma clara, o manual do proprietário deve indicar quais os terminais corretos.
- Conecte o multímetro no circuito em medição: O multímetro é ligado em série com a fiação do circuito (Fig. 3), com a fonte de corrente ou disjuntor desligado. Teste se o circuito está realmente desligado antes de realizar as conexões. OBSERVAÇÃO: Nunca utilize a função amperímetro do multímetro com os cabos em paralelo à fiação do circuito, pois neste caso o instrumento estará em curto-circuito.
- Realize a medição no circuito de corrente: Ligue o disjuntor após conectar as pontas de prova à fiação. Com o multímetro ligado o display indicará o valor da corrente elétrica. Se o valor apresentado no display for muito baixo ou zero, ajuste o seletor para uma escala de corrente mais baixa.
- Desligue o disjuntor, teste e certifique-se que o circuito está desligado, e refaça as conexões onde o circuito foi interrompido.
Na G20 você encontra materiais elétricos e de iluminação de qualidade para sua casa, obra ou empresa. Acesse e saiba mais: https://www.g20brasil.com.br/.