Quem nunca passou pela sensação de receber um pequeno choque ao manusear o registro de um chuveiro elétrico? Utilizar uma toalha de banho seca como luva é um pequeno truque para fugir do choque, mas não é o método mais apropriado para resolver o problema.
O choque elétrico ocorre devido as correntes de fuga, que surgem a partir da resistência elétrica do chuveiro. Encanamentos metálicos, ou a própria água conduzem a eletricidade que “escapa” da resistência até o registro, em geral fabricado em material metálico. Quando uma pessoa toca o registro, a eletricidade pode fluir para a terra através dela, que molhada e nua, está em situação bastante vulnerável.
Ferimentos na pele tendem a intensificar a sensação desagradável, pois com a pele ferida, a resistência elétrica do corpo fica mais baixa, permitindo a passagem de uma corrente mais elevada. Assim, não é incomum que após cortar as cutículas das unhas, por exemplo, se percebam choques que antes não ocorriam.
Como a fração de corrente elétrica que flui pelo corpo nesses eventos é bastante baixa, as consequências fisiológicas ficam restritas a um susto, formigamento, ou um pouquinho de dor, mas tais efeitos também são um claro alerta de que há algo inseguro na instalação de seu chuveiro. Em situação anormal de funcionamento do chuveiro, as consequências podem ser muito mais sérias se negligenciado o aterramento no equipamento.
O condutor de proteção (ou terra) tem a clara função de permitir um caminho mais fácil para a eletricidade que foge à resistência do chuveiro (ou outro equipamento elétrico), evitando que a mesma atravesse o corpo de uma pessoa. Este condutor costuma ser indicado pela cobertura na cor verde, ou verde e amarela, e deve ser conectado ao sistema de aterramento elétrico da residência.
Se no ponto de instalação do chuveiro, todavia, você possui apenas dois fios chegando (fase + neutro ou fase + fase), deve-se instalar o condutor de proteção entre o chuveiro e o quadro de distribuição, conectando-o na barra de aterramento. A área da seção do condutor de proteção deverá ser a mesma empregada nos condutores carregados, utilize um cabo ou fio de cobre com isolação na cor verde e conecte-o ao fio de mesma cor do chuveiro através de um conector adequado.
Ao realizar reparos em suas instalações elétricas certifique-se de ter conhecimento, equipamentos e preparo adequado para a tarefa. Em caso de dúvida, procure sempre por um profissional qualificado para o serviço.
Na G20 você encontra excelentes materiais para as instalações elétricas e iluminação de sua casa, obra ou empresa. Acesse e saiba mais: https://www.g20brasil.com.br/.