Reduzir o consumo de energia elétrica é uma tarefa fácil se você está disposto a mudar alguns hábitos. Não existe milagre, mas é possível reduzir consideravelmente seus gastos com energia elétrica quando adotada uma postura de consumo eficiente, sem com isso abrir mão das vantagens proporcionadas pela eletricidade na vida moderna.
Veja algumas ações muito eficazes e simples que podem ser adotadas em sua casa ou empresa:
Equipamentos Eficientes: Ao adquirir novos equipamentos eletrodomésticos e eletrônicos procure optar por equipamentos mais eficientes, identificados pelo selo Procel de economia de energia. A eficiência ocorre quando um equipamento produz o mesmo efeito útil com menor consumo de energia que outros similares, em iluminação, por exemplo, as lâmpadas em LED se mostram bem mais eficientes que tecnologias mais populares, além de apresentar maior durabilidade.
Chuveiro elétrico: Este equipamento costuma ser o que mais consome energia em uma residência típica, por isso, regular a temperatura para morno/verão em dias mais quentes e evitar banhos demorados, são atitudes essenciais para quem deseja economizar.
Se não está utilizando, desligue: Evite deixar equipamentos ligados sem que esteja utilizando. Em escritórios, por exemplo, não é incomum que computadores fiquem ligados sem necessidade por longos períodos, o que encarece bastante a conta.
Geladeira: Equipamentos de refrigeração necessitam de isolamento térmico em relação ao ambiente externo para funcionar de forma eficiente. Tomo cuidado para que a porta não fique levemente aberta, o ar quente externo obriga o compressor a se esforçar além do necessário. A vedação (borrachas) de uma geladeira ou freezer também deve funcionar de acordo, impedindo trocas de ar.
Evite também instalar o refrigerador próximo a fontes quentes (como um fogão, forno elétrico) ou locais de alta insolação.
Máquina de lavar roupas: procure sempre utilizar a capacidade máxima da máquina ao lavar roupas, reduzindo assim o número de ciclos que o eletrodoméstico estará em funcionamento.
Iluminação: Priorize a utilização de lâmpadas LED, elas consomem cerca de 40 % menos energia quando comparadas a lâmpadas fluorescentes equivalentes. Em ambientes como corredores, escadarias e garagens, onde ocorre curta permanência de pessoas, a utilização de sensores de presença é muito útil, pois evita que as lâmpadas fiquem acesas sem necessidade.
Utilizar cores claras na pintura de paredes e tetos, e manter lustres ou luminárias limpos, proporciona melhor aproveitamento da iluminação.
Lembre-se também de aproveitar a iluminação natural sempre que possível. Mantenha as janelas desobstruídas e reorganize seu layout para aproveitar melhor a luz do sol.
Ar condicionado: Em ambientes com ar condicionado em funcionamento, portas e janelas devem permanecer fechadas para permitir que o equipamento funcione com eficiência. Outro importante cuidado é com a manutenção; a falta de limpeza do filtro de ar e o bloqueio da grade de ventilação prejudicam o funcionamento.
Você também pode utilizar a função timer do controle para programar o desligamento do ar condicionado, evitando que este permaneça ligado sem necessidade.
Horário de ponta: Nos estabelecimentos de elevado consumo, atendidos por um ramal de média ou alta tensão, a energia tem tarifação diferenciada entre as 18h e 21 h, onde o custo do kWh é bem mais caro que em outros horários. É importante, neste caso, evitar o acionamento de máquinas e equipamentos de elevado consumo durante o horário de ponta.
Instalações Elétricas: Não se esqueça de realizar a manutenção de sua rede interna. Sobrecargas e fuga de corrente nas instalações elétricas não só proporcionam desperdício de energia, mas também comprometem a sua segurança.
Na G20 você encontra excelentes materiais elétricos e de iluminação para sua casa, obra ou empresa. Conheça mais em: https://www.g20brasil.com.br/.