O que é luminotécnica

Como o próprio nome sugere, luminotécnica refere-se à aplicação de estudos e técnicas específicas para o planejamento da iluminação artificial, adaptando diversas características da luz ao ambiente ao qual se destina.

Dentre os vários benefícios que são proporcionados pela eletricidade a luz é provavelmente o que mais está presente na vida humana. Você já deve ter reparado que há muita diferença no aspecto da iluminação em uma via pública, em sua sala de estar, ou em um supermercado. Cada situação e local onde a luz é empregada demanda de planejamento específico para obter um efeito ideal, ajustando a intensidade da luz sobre objetos, aparência e resolução de cores através de uma seleção calculada dos equipamentos de iluminação e pontos de instalação.

No Brasil, a NBR ISO 8995-1 (ABNT) é a norma que define características necessárias para a iluminação de ambientes internos, prevendo uma iluminação que seja compatível com o tipo de atividade realizada no local. Um consultório médico, por exemplo, tem necessidade de maior intensidade luminosa e resolução de cores que os corredores de um hospital. Uma iluminação adequada melhora o desempenho de diversas tarefas, contudo, um projeto mal elaborado pode resultar em desperdício de energia, desconforto visual e outros efeitos adversos para a saúde.

Para calcular o efeito luminoso sobre um ambiente, além de características triviais, como tipo e quantidade de lâmpadas, área da implantação e altura de instalação, são importantes informações como:

  • Cor das paredes, tetos e piso: cores claras favorecem a reflexão da luz no ambiente;
  • Tipo de luminárias: conforme a luminária escolhida no projeto haverá variação na forma como ela reflete e distribui o fluxo luminoso;
  • Plano de trabalho: a área, localização e altura do local onde é realizada determinada tarefa;
  • Ofuscação: iluminamento excessivo ou contraste no campo de visão podem prejudicar a visualização de objetos;
  • Disponibilidade de luz natural: aproveitar a luz solar melhora a iluminação do ambiente, e reduz a necessidade de iluminação artificial;
  • Manutenção: em locais onde há manutenção com maior frequência (limpeza e troca de lâmpadas) e pouca poluição os equipamentos de iluminação serão mais eficientes;
  • Consumo de energia, índice de reprodução de cores (IRC) e temperatura de cor da luz, também são aspectos muito importantes relacionados às lâmpadas, além é claro, do fluxo luminoso (medido em lúmens) que elas proporcionam.

Realizar o projeto luminotécnico manualmente, ou com auxílio de métodos tabulares, costuma ser bem mais trabalhoso e também menos preciso do que aplicar ferramentas computacionais específicas para esta finalidade. A figura 1 mostra a visualização obtida em um software de cálculo luminotécnico que realiza o cálculo ponto a ponto utilizando uma interface tridimensional.

Figura 1: exemplo de visualização em projeto luminotécnico por software.

 

Em diversas situações a luz é valorizada apenas por seus aspectos funcionais, mas, quando considerados seus aspectos artísticos, é possível transformar um simples ambiente em um cenário com o emprego de técnica e criatividade.

Na G20 você encontra lâmpadas, luminárias, refletores e outros materiais para iluminação e instalações elétricas. Acesse e saiba mais: https://www.g20brasil.com.br/.

Posts recentes

Como funciona o grau de proteção IP

Como instalar um interruptor paralelo (three way)

Tipos de terminais para cabos e aplicação

Não fique de fora! Inscreva-se na newsletter e receba todas as nossas novidades.

Precisa de ajuda?