Como o filtro de linha protege seus equipamentos

Filtros de linha são muito utilizados junto à alimentação de computadores, com o objetivo de proteger o equipamento eletrônico contra eventuais surtos na rede elétrica à qual está ligado. Também é comum sua aplicação na proteção de equipamentos de áudio e vídeo, que tais quais computadores, são itens de alto investimento e com elevada sensibilidade a anomalias no fornecimento de eletricidade.

Os circuitos internos de um filtro de linha são constituídos por alguns capacitores, indutores e varistores, elementos que tem a função de filtrar ruídos e frequências elevadas na corrente alternada recebida. Quando você aciona o motor de um liquidificador, por exemplo, correntes em frequências altas (além dos 60 Hz, típico da rede) surgem na instalação elétrica, o que pode resultar em uma interferência no som emitido pelos equipamentos de áudio, ou ruídos na imagem de um televisor. O filtro de linha previne este tipo de problema, evitando o mau funcionamento de equipamentos eletrônicos a ele ligados.

Dotado de um fusível, o filtro de linha também suplementa a proteção para correntes de intensidade elevada. Caso ocorra algum problema deste tipo o fusível queima, basta substituí-lo para retomar o funcionamento. O fusível em geral limita o uso do equipamento a 10 ampères.

Ao contrário do que muitos acreditam o filtro de linha não proporciona proteção, entretanto, contra a ação de raios na rede elétrica. O surto violento referente a um raio é um pulso de curtíssima duração, mas que provoca elevada tensão e corrente na instalação, injetando energia suficiente para causar sérios danos aos equipamentos. Para a proteção contra descargas atmosféricas o equipamento adequado é o dispositivo de proteção contra surtos (DPS), que pode ser instalado junto ao quadro de distribuição geral.

O filtro de linha também não controla o nível de tensão fornecido ao equipamento. Se for desejado este tipo de regulação será necessário optar por um equipamento estabilizador (que possui sistema com transformador interno e corpo menos compacto que o filtro de linha).

Se você pretende adquirir um filtro de linha fique atento, pois no mercado são encontrados materiais vendidos como tal, mas que não passam de réguas para tomadas, muitas vezes nem sequer possuindo um fusível de proteção. Verifique se o produto possui o selo do Inmetro e se na sua embalagem são mencionadas as funções de proteção.

Na G20 você encontra excelentes materiais elétricos e de iluminação para sua casa, obra ou empresa. Acesse https://www.g20brasil.com.br/ e conheça mais.

Posts recentes

Como funciona o grau de proteção IP

Como instalar um interruptor paralelo (three way)

Tipos de terminais para cabos e aplicação

Não fique de fora! Inscreva-se na newsletter e receba todas as nossas novidades.

Precisa de ajuda?