Nobreak: O que é? Como funciona?

Uma interrupção no fornecimento de energia elétrica pode causar muito transtorno se você não salvou seu trabalho a tempo, se precisava encaminhar um e-mail justo naquele momento em que tudo ficou escuro, ou se ocorreu bem no momento em que era fechada aquela importante venda. Você certamente já ouviu falar de uma facilidade que permite manter equipamentos elétricos funcionando nessas situações: o nobreak.

Nobreaks ou fontes de energia ininterrupta (UPS- uninterruptible power supply)  proporcionam regulação para a eletricidade recebida da rede, agindo como uma espécie de filtro que garante qualidade na energia utilizada. Estes equipamentos também extrapolam largamente as vantagens de um estabilizador ou filtro de linha, afinal, sua bateria interna permite manter a utilização de eletricidade por algum tempo após a falta de energia na rede.

O circuito interno de um nobreak é constituído basicamente pela sequência retificadorbateriasinversor. O retificador tem a função de converter corrente alternada recebida da rede para corrente contínua, para que possa ser armazenada nas baterias. Quando a bateria fornece energia, isto ocorre na forma de corrente contínua, mas o inversor atua convertendo-a novamente em um sinal de corrente alternada, modulando-a de acordo com a necessidade do uso.

As baterias utilizadas em nobreaks são similares às utilizadas em automóveis, e eventualmente precisam ser substituídas (como fazê-lo deve estar descrito no manual do produto). O retificador e o inversor de um nobreak são formados por componentes eletrônicos e costumam ter longa vida útil.

Nobreaks costumam ser classificados, conforme tipo de funcionamento em:

  • Off-line ou stand-by: quando a rede está fornecendo energia, as cargas alimentadas pelo nobreak recebem energia diretamente da rede. Quando ocorre falta de energia na rede, o equipamento automaticamente altera a fonte, fornecendo energia a partir de sua bateria e sistemas eletrônicos internos.
  • Line-interactive: os equipamentos de linha interativa funcionam de forma similar aos off-line, porém possuem mecanismos que detectam se o nível de tensão da rede está inadequado, acionando o sistema de regulação nestes casos.
  • On-line: nos modelos online a energia que chega ao uso será sempre fornecida através do circuito interno do nobreak, mesmo que a rede esteja em fornecimento e com perfeitos níveis de tensão.

Nobreaks do tipo off-line e line-interactive são os mais comuns para uso doméstico ou ainda para atender um único posto de trabalho em escritórios e lojas. Ao adquirir o equipamento fique de olho na capacidade que o produto possui (expressa em VA: volt-amperes) e no seu tempo de autonomia. Nos modelos mais populares a capacidade costuma ser de 300 VA ou superior, com uma autonomia de aproximadamente 15 minutos, o que costuma suprir a necessidade de uma estação de trabalho simples ou um ponto de venda típico.

Na G20 você encontra excelentes materiais elétricos e de iluminação para sua casa, obra ou empresa. Acesse e saiba mais: https://www.g20brasil.com.br/.

Posts recentes

Como funciona o grau de proteção IP

Como instalar um interruptor paralelo (three way)

Tipos de terminais para cabos e aplicação

Não fique de fora! Inscreva-se na newsletter e receba todas as nossas novidades.

Precisa de ajuda?