Chuveiro: Sua instalação elétrica está adequada ao uso?

O chuveiro elétrico costuma ser o equipamento de maior consumo de energia em uma instalação doméstica, sendo bastante comum a ocorrência de problemas como sobrecargas ou queda de tensão por conta da demanda de corrente elétrica deste equipamento. Para evitar os desarmes do disjuntor, “enfraquecimento” da eletricidade em outros pontos da residência, ou baixo rendimento no aquecimento da resistência, a principal recomendação é uma instalação elétrica preparada conforme as necessidades do eletrodoméstico.

Em instalações de curta distância (menos de 25 metros) e quando a tubulação embutida não comporta mais do que três circuitos completos (exemplo: circuito do chuveiro, tomadas e iluminação), a seção da fiação em cobre e o disjuntor são adequados quando de acordo com a tabela 1:

Tabela 1: seção da fiação e disjuntor para circuitos de chuveiro

Um longo comprimento da fiação aumenta a resistência elétrica dos condutores, ampliando assim, a queda de tensão na fiação. Agrupar muitos circuitos no mesmo eletroduto também dificulta a condução de eletricidade. Para aquelas instalações onde ocorre uma maior distância até o quadro de distribuição, ou quando instalados quatro ou mais circuitos completos na tubulação, a seção da fiação indicada na tabela 1 pode ser corrigida conforme tabela 2 (sem alteração do disjuntor):

Tabela 2: correção para fiação conforme queda de tensão ou agrupamento de circuitos

Este método de seleção para fiação e disjuntor resumido nas tabelas 1 e 2 tem referência na NBR 5410, norma para instalações elétricas em baixa tensão da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), e tem como intenção lhe fornecer recomendações práticas para garantir que o chuveiro instalado esteja de acordo com a capacidade de sua instalação elétrica, com uma queda de tensão não superior a 4% (queda de 5,1 V para instalações em 127 V ou 8,8 V para instalações em 220 V). Cabe observar que o circuito de alimentação deve obrigatoriamente incluir o condutor de proteção (terra). Além disso, a norma da ABNT também traz como obrigatória a instalação do interruptor diferencial residual (DR) de 30 mA junto ao quadro de distribuição, este equipamento atua na proteção das pessoas contra o choque elétrico, interrompendo o circuito na ocorrência destes acidentes.

Para evitar dissabores na hora de construir ou reformar, procure sempre por profissionais habilitados para o projeto ou montagem de suas instalações elétricas e dê preferência a materiais de boa qualidade.

Na G20 você encontra diversos materiais para iluminação e instalações elétricas da sua casa, obra ou empresa. Acesse e saiba mais: https://www.g20brasil.com.br/.

Posts recentes

Como funciona o grau de proteção IP

Como instalar um interruptor paralelo (three way)

Tipos de terminais para cabos e aplicação

Não fique de fora! Inscreva-se na newsletter e receba todas as nossas novidades.

Precisa de ajuda?