Dicas para prevenir e remover a ferrugem

como-eliminar-a-ferrugem

A ferrugem cobre rapidamente objetos de ferro ou aço, em especial materiais que não possuem um tratamento específico para evitá-la. Peças em aço galvanizado, como parafusos, ferramentas, eletrocalhas, entre outros, são menos suscetíveis ao problema da ferrugem, pois estão preparadas para suportar condições de umidade. No caso de ambientes mais agressivos (com salinidade, por exemplo) peças em aço inoxidável são mais recomendadas.

A corrosão é um processo químico comum nos metais quando estes oxidam na presença de agentes naturais, como umidade e oxigênio. Se uma peça fixa, estrutura ou objeto em metal ferroso não tem preparação prévia para os efeitos corrosivos, é bom que ela seja coberta com tinta para prevenir o contato com a umidade, ar e poluentes. Uma boa pintura (ou a manutenção da pintura) é uma ação bem eficiente para prevenir a ferrugem.

Em peças móveis, como alicates, correias de bicicletas ou engrenagens, aplicar um óleo lubrificante regularmente, em geral, é suficiente para a prevenção.

Outras ações preventivas também podem ser tomadas, como:

  • Evitar à exposição à umidade, secando ferramentas molhadas, por exemplo, após seu uso na chuva. Aplique com um pano seco uma fina camada de óleo lubrificante para melhor eficiência.
  • Antes de pintar uma peça de metal para protegê-la, lixe-a e limpe-a bem, eliminando toda sujeira e gorduras de sua superfície. A aplicação de uma primeira camada de zarcão ou tinta anti-corrosiva é recomendada sob a tinta de acabamento.
  • Pequenos cristais de sílica-gel, embora não surtam efeito em grandes espaços, auxiliam na prevenção da umidade em caixas metálicas pequenas como caixas de ferramentas ou gabinetes de microcomputador.
  • Utilizar um “metal de sacrifício”, que deverá ser substituído periodicamente após o seu desgaste. Este processo consiste em colocar no contato com o ferro ou aço, um metal mais suscetível à oxidação (como zinco ou magnésio), o qual irá ser corroído no lugar do ferro, daí o nome “metal de sacrifício”. O método é muito usado nos cascos de barcos.

Quando a ferrugem já está instalada, uma lixa ou escova de aço pode ser utilizada para removê-la.  Há alguns fluídos próprios anti-ferrugem que costumam ser comercializados em spray e facilitam muito na remoção da ferrugem.

Mas se você não dispõe de um produto específico para remoção da ferrugem, deixar a peça de molho em uma solução ácida (como vinagre ou suco de limão) por algumas horas antes de aplicar a lixa ou escova, ajuda a quebrar as moléculas do óxido de ferro, facilitando a remoção da ferrugem. Outro auxílio para a remoção é deixar o material enferrujado de molho em uma solução de bicarbonato de sódio e água.

Quando suas roupas entram em contato com a ferrugem, um truque fácil para remover as manchas é aplicar um pouco de sal de cozinha e suco de limão sobre a mancha. Esfregue o tecido com esta solução, enxágue, e em seguida, lave-o normalmente.

Na G20 você encontra materiais elétricos e de iluminação sua casa, obra ou empresa. Acesse e saiba mais: https://www.g20brasil.com.br/.

Posts recentes

Como funciona o grau de proteção IP

Como instalar um interruptor paralelo (three way)

Tipos de terminais para cabos e aplicação

Não fique de fora! Inscreva-se na newsletter e receba todas as nossas novidades.

Precisa de ajuda?