Diferente do que muitos imaginam ter uma casa e um prédio seguro não envolve apenas questões ligadas à prevenção de roubos e assaltos. Há algo presente nas casas, apartamentos e estabelecimentos comerciais que precisa de uma atenção especial: a manutenção elétrica.
Embora a maioria das pessoas seja leiga a respeito do assunto, as instalações elétricas possuem um tempo de vida útil. Para evitar prejuízos financeiros, evitar colocar a segurança física em risco e danos futuros, é essencial fazer a manutenção elétrica preventiva e corretiva. A manutenção corretiva diz respeito a algo não planejado, que visa reverter um problema. Já a manutenção preventiva repara, ajusta e recondiciona os equipamentos para ampliar o tempo útil de funcionamento.
Especialistas recomendam que a manutenção preventiva das instalações que possuem mais de cinco anos seja feita anualmente, isso inclui painéis de distribuição de energia e o capacitador de energia. Ignorar a necessidade de manutenções preventivas pode levar a diversos problemas, como curto-circuito, sobrecargas, incêndio e queima de eletrodomésticos. Em relação à manutenção corretiva, que envolve avaliação e limpeza de equipamentos e eletrodomésticos, também é aconselhável que seja feita anualmente. Afinal, todo equipamento que utiliza energia elétrica precisa de manutenção, pois pode estar desregulado e não funcionando da maneira correta.
Esses cuidados são essenciais para minimizar riscos de ter problemas futuros, fazendo com que as residências e demais estabelecimentos fiquem mais seguros.
Para quem está pensando em adquirir um imóvel e quer evitar incômodos futuros, é fundamental procurar saber sobre o histórico do local e chamar um profissional para fazer uma revisão das instalações elétricas. Isso porque há imóveis que já estão em fase de degradação expressiva, porém, essa situação não é algo visível a olho nu, apenas alguém habilitado consegue a fazer a correta avaliação.
Sempre que precisar contratar um eletricista, preze por um profissional que possua referências e trabalhe para uma empresa autorizada, além disso, prime por utilizar materiais elétricos de qualidade.
A G20 trabalha com uma gama de materiais elétricos de excelente qualidade. Conheça mais sobre cada um dos produtos acessando o site https://www.g20brasil.com.br/.