Na hora de decorar um ambiente, vários fatores precisam ser levados em consideração: disposição dos móveis, tipo de piso, cor das paredes, objetos decorativos e iluminação, por exemplo. No caso da iluminação, muita gente pensa só em onde colocar as luzes, que tipo de lustres e luminárias colocar e qual a luz mais econômica para ser instalada. Mas existe mais um detalhe que consegue mudar tudo num ambiente: a temperatura da cor usada.
Como descobrir a temperatura da cor de uma lâmpada?
As luzes já saem de fábrica com a temperatura de cor definida, basta encontrar na embalagem a medida (que está sempre em graus Kelvin) determinada pelo fabricante. Para as lâmpadas este valor costuma variar entre 2500 K e 8000 K, quanto mais alto o valor, mais branca será a lâmpada. Já os valores baixos produzem luzes mais amareladas e avermelhadas.
Luzes com temperaturas quentes
As temperaturas de cor quentes são aquelas com o menor valor de graus Kelvin. Essas apresentam uma cor mais amarelada e são perfeitas para dar uma sensação de aconchego e de tranquilidade. Elas costumam ser indicadas para ambientes internos como quartos, sala de estar, sala de jantar e sala de TV. Nesses ambientes dá para aplicar esse tipo de luz tanto no lustre quanto nas luminárias e abajures. Como esse cômodo é o primeiro que as pessoas acessam na casa, ele precisa ser realmente muito convidativo e aconchegante, característica favorecida pelas luzes mais amareladas. Lembrando que além de bonito, o ambiente precisa estar bem iluminado, então invista sempre em lustres e luminárias para complementar a luz de teto ou os pontos de luz do ambiente.
Luzes com temperaturas frias
As temperaturas de cores frias são representadas pelos brancos mais azulados. Elas são as que tem o maior valor em graus Kelvin. Por serem mais claras, elas devem ser utilizadas em cômodos onde são realizadas atividades que precisam de atenção. Alguns deles são: cozinha, escritórios, áreas de estudo e leitura. Luzes de cores mais claras aumentam o nível de atenção de quem está trabalhando no ambiente. Em lugares como escritórios e cozinha, é possível aplicar luzes com temperatura de cor fria em toda a iluminação. Já em lugares como quartos, o ideal é apostar numa iluminação mista, já que também é preciso que o quarto seja um local de descanso. Nesse caso, use luminárias com lâmpadas de cor fria para usar na hora do estudo ou do trabalho e mantenha as luzes de teto com cores quentes.