A mudança para o sinal digital começou efetivamente em 2014 e em 2023 todo o Brasil deverá estar com sinal 100% digital. O sinal analógico vai deixar de existir por se tratar de uma tecnologia obsoleta e pela necessidade de liberar a frequência utilizada para as operadoras de celular.
A principal vantagem para o consumidor será a qualidade do sinal recebido. Atualmente o sinal analógico é suscetível a interferências tanto na imagem quanto no áudio. Já no sistema digital isto não ocorre e a imagem e sons são sempre nítidos.
O sinal continua gratuito, mas a televisão precisa estar preparada para o sinal digital, ou seja, deve possuir um conversor digital embutido. As TVs mais recentes já possuem este conversor, entretanto os televisores de tubo e os primeiros modelos de LCD, plasma ou LED têm a necessidade de adquirir. Verifique no manual de sua TV se ela já possui o conversor embutido.
Independente se a TV possui ou não o conversor, será necessário utilizar a antena para possibilitar a recepção do sinal. Tanto para antenas internas ou externas é importante verificar se a antena recebe o sinal UHF que também pode ser chamado de sinal digital ou sinal de alta definição.
Instalação
As antenas externas têm uma capacidade maior de receber o sinal frente às internas. Então, se possível, opte pela antena externa.
Para instalação da antena externa são necessários alguns itens:
Cabo coaxial: opte por cabo com malha acima de 50%. Para fixar o cabo coaxial devem ser adquiridos conectores próprios e, no caso de dividir o sinal entre mais de um televisor, utiliza-se um dispositivo chamado divisor, que também pode ter propriedade de amplificar o sinal.
Suporte de mastro: busque um suporte que permita a inclinação da antena.
Outros itens: conectores F macho e fêmea, parafusos, buchas, abraçadeiras de nylon, fita isolante e ferramentas como furadeira, alicate de corte e estilete.
A instalação da antena externa digital deve seguir alguns passos:
- Direcionar a antena para a rede de transmissão (verificar telhados vizinhos), longe de obstáculos e da fiação elétrica.
- Prender a antena ao mastro com o suporte, ligar o conector F macho ou fêmea ao cabo coaxial e envolver a conexão com fita isolante.
- Trazer o cabo coaxial até o televisor (medir com linha o comprimento antes de comprar e fazer um furo no forro para economizar cabo).
- Conectar o cabo ao televisor ou conversor utilizando conector adequado para cada tipo de entrada.
Veja o vídeo de exemplo de instalação da Antena Externa:
É fundamental que todo processo de compra e instalação da antena seja acompanhado por um profissional capacitado. A G20 possui antenas externas compactas e super compactas para melhor recepção do sinal digital na sua residência. CLIQUE AQUI e conheça os produtos G20.