Há quem diga que para se trabalhar com telemarketing é preciso ter “dom”, principalmente quando se trata de telemarketing ativo. Na verdade, para se destacar dentro do ramo do telemarketing é preciso percepção estratégica para lidar da melhor forma possível em todas as situações.
Nos últimos tempos, devido à concorrência acirrada, têm ficado cada vez mais evidente que mesmo uma empresa oferecendo os melhores produtos e serviços apenas o popular “boca a boca” não é suficiente para alavancar as vendas. Colocar em prática a palavra prospecção é algo básico e fundamental para toda e qualquer empresa. Entre as principais estratégias para prospectar está a venda ativa por telefone, chamada de telemarketing ativo.
Algumas estratégias são fundamentais para driblar o receio de ligar para um desconhecido e convencê-lo a comprar algo que, muitas vezes, ele desconhece.
Organização é fundamental: ao invés de iniciar o fluxo de ligações sem um direcionamento, é essencial gerar uma lista de pessoas que podem ser potenciais clientes e buscar o maior número possível de informações sobre cada um deles para entender de que forma seu produto pode auxiliá-los. Além do mais, ao saber sobre o cliente que será prospectado o atendimento tende a passar a impressão de um serviço personalizado.
Educação sempre: assim que a pessoa atender ao telefone, pergunte se ela possui alguns minutos disponíveis, informe que a conversa será breve e adiante rapidamente qual o intuito do contato. Evite despejar um emaranhado de informações logo que a pessoa disser “alô”.
Saiba detalhadamente o que você está fazendo: é preciso demonstrar que você é especialista naquilo que está oferecendo, escondendo qualquer resquício de ansiedade, nervosismo ou despreparo. Utilize tom firme e seguro ao longo do atendimento.
Observe atendimentos que foram feitos anteriormente: após um atendimento, analise o que poderia ter sido melhor executado. É provável que se tenham dúvidas frequentes ao longo dos contatos, anote-as e busque os melhores argumentos. Posteriormente crie uma lista com todos os questionamentos e suas respectivas respostas, como um script. Essa estratégia é essencial para evitar reclamações ao longo da conversa devido à desinformação por parte do profissional de telemarketing. Há informações básicas, entre elas: detalhes técnicos de produtos, formas de pagamento oferecidas pela empresa, garantias do serviço, suporte à compra e horários de funcionamento.
Com todos estes pontos alinhados fica muito mais simples prospectar clientes utilizando o telemarketing ativo como estratégia.