Tal como um kit de primeiros socorros, a caixa de ferramentas é um item que não sabemos quando vamos usar, porém quando precisarmos é necessário estar completa ou pelo menos com o mínimo que possa auxiliar na situação.
As famosas caixas de ferramentas são mais úteis do que se imagina. Geralmente são lembradas somente quando acontece uma situação em que é preciso consertar algo em casa.
Alguns itens são totalmente indispensáveis para fazer parte da caixa de ferramentas. Veja abaixo:
Trena: Todo mundo tem noções básicas de medidas e distâncias e isso é ótimo, entretanto, não dá para confiar somente no olho. Pensando nisso, é sempre bom ter uma trena por perto quando o assunto é medir algo. Compacta, essa ferramenta cabe na caixa sem ocupar muito espaço.
Martelo: Útil para diversas situações domésticas, o martelo é um dos componentes mais básicos de qualquer caixa de ferramenta. Sua principal utilidade é pregar e despregar itens dos mais variados.
Chave inglesa: Para quem não pretende ter muitos itens na caixa de ferramenta, essa é uma das mais eficazes nas soluções de problemas diários. Com essa ferramenta apertos e pressões em objetos e parafusos de diversos tamanhos podem ser realizados.
Alicate universal: Outro item muito famoso, é este alicate. Apresenta inúmeras funções e poderá socorrer em situações das mais diversas. Puxar, prender, enrolar, segurar, torcer e cortar são suas principais habilidades. Um detalhe importante a observar na hora de adquirir essa ferramenta é o cabo isolante elétrico.
Chave de fenda: Popularmente conhecida, serve para pressionar e soltar parafusos do tipo fenda e evita que facas sejam utilizadas para realizar essa atividade, o que hora ou outra pode gerar acidentes. O ideal é comprar um jogo de três ou cinto tamanhos atendendo assim a uma gama maior de situações.
Chave Philips: Apresenta a mesma função da chave de fenda, porém é feita para ser utilizada em parafusos do tipo Philips. Também se indica um jogo de três a cinco itens.
Lanterna: Uma ferramenta muito útil para situações externas em que há pouca luz ou quando a energia elétrica acaba repentinamente. Lembre sempre de verificar as pilhas ou deixar fora da lanterna para evitar o vazamento das mesmas.
Furadeira: Equipamento que antes era de uso profissional. Atualmente pode ser encontrada com preços bem acessíveis. É de grande ajuda ao colocar um suporte de TV, uma prateleira ou um varal de teto. Caso não se sinta seguro na utilização, deixe este item de fora.
Fitas: Outros itens de utilização necessária são as fitas adesivas: fita isolante, dupla face, veda rosca e silver tape que ajudam na instalação de acessórios e isolamento de fios.
Deixe parafusos, pregos, buchas ou arruelas à disposição, pois sempre terão utilidade no momento mais inesperado.
Caixa de ferramenta: Hoje em dia uma caixa de ferramentas é encontrada de vários materiais e tamanhos. Escolha uma que acomode as suas ferramentas de forma organizada e que seja de fácil alojamento.
Essas são as ferramentas essenciais para ter em casa. Outras também podem ser interessantes como Chave de Teste de Tensão e um Nível Bolha.
São dicas para ir completando e aumentando a sua caixa de ferramentas aos poucos.
A G20 atua no segmento de materiais elétricos disponibilizando produtos de qualidade. Para saber mais é só acessar o site.