110V ou 127V: qual é o correto?

110v-ou-127v-qual-e-o-correto

A dúvida é muito comum, uma vez que as duas indicações de tensão (grandeza elétrica medida em volts, símbolo V) são encontradas para equipamentos elétricos.  Um reforço ao impasse está no início da história da eletrificação urbana no Brasil, quando os transformadores de distribuição eram em maioria monofásicos, com tensão de fornecimento 220 V ou 110 V em seus terminais de baixa tensão.

A energia elétrica quando gerada através de máquinas girantes, tais quais geradores de usinas hidroelétricas, termoelétricas, termonucleares, entre outras, proporciona uma tensão, que assim como o movimento da máquina, tem um comportamento circular ao longo do tempo, daí a origem da chamada tensão alternada, que varia ao longo do tempo de forma cíclica. Consequentemente o fluxo de energia elétrica se dá através de corrente alternada (CA), ou na língua inglesa, alternating current (AC).

O valor eficaz que tem este comportamento variável cíclico da tensão é convencionalmente 127 V ou 220 V para instalações de uso comum no Brasil. Este valor eficaz pode ser medido com um voltímetro simples entre os terminais de uma tomada, por exemplo.

Assim o correto é a utilização de equipamentos projetados para funcionar em 127 V e não 110 V.

Como em outros países o nível de tensão convencionado para distribuição em baixa tensão assume valores diferentes (como 110 V), é provável que alguns equipamentos elétricos importados cheguem com este tipo de especificação, o que não é apropriado, pois mesmo que o equipamento funcione normalmente sob uma tensão apenas 17 V maior, não foi projetado para tal, portanto os desgastes de componentes elétricos e mecânicos serão acelerados, favorecendo inclusive o risco de sobreaquecimento.

Como também é muito comum encontrarmos instalações residenciais e comerciais em 220 V é recomendável, em caso de dúvida, solicitar a um eletricista que verifique qual o valor da tensão em volts na instalação para cada ponto de uso, antes de sair plugando os equipamentos.

Na prática a tensão fornecida pela concessionária de energia pode sofrer variações em função da demanda de usuários, sobrecarga de transformadores, ou outros aspectos técnicos como perdas na transmissão e distribuição de energia elétrica. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) regulamenta que no fornecimento em 127 V a tensão adequada ao uso está na faixa de 116 V à 133 V. Para o fornecimento em 220 V, a faixa de tensão considerada adequada é de 201 V à 231 V.

Para aplicações elétricas com finalidades mais específicas, como nas instalações industriais, outros níveis de tensão podem ocorrer nos sistemas de corrente alternada em baixa tensão, sendo muito comum 380 V e 440 V.

Estar atento às especificações do manual do fabricante quanto à tensão de utilização de equipamentos elétricos ou eletroeletrônicos e ter um conhecimento básico de suas instalações elétricas é um bom modo de evitar armadilhas e aborrecimentos na aquisição destas tecnologias.

Na G20 você encontra materiais e equipamentos elétricos de qualidade para sua casa, empresa ou construção. Acesse o site e saiba mais: https://www.g20brasil.com.br/.

Posts recentes

Como funciona o grau de proteção IP

Como instalar um interruptor paralelo (three way)

Tipos de terminais para cabos e aplicação

Não fique de fora! Inscreva-se na newsletter e receba todas as nossas novidades.

Precisa de ajuda?